Serviço Social é sempre o mesmo, independente

do espaço ocupacional?

Na minha trajetória profissional eu atuei na ​Saúde, na Assistência Social e na Educação. ​Algo que fica muito nítido é a necessidade de ​reunir as referências para subsidiar a atuação. ​Ante ao pouco tempo na rotina, a tarefa passa a ​ser um desafio, mas ao mesmo tempo uma ​urgência.

Na formação recebemos os Fundamentos para ​seja possível realizar as mediações teórico ​metodológicas e tecnico-operativas com os ​diferentes espaços ocupacional, mas nem sempre ​conseguimos fazer essas conexões sem o auxilio ​de um especialista. Assim, na área da Saúde ​precisamos ler textos de Maria Inês Bravo, na ​Educação precisamos ler os textos de Ney Luis ​Teixeira e assim, nas diferentes áreas.

E ainda precisamos fazer as reflexões para a ​composição dos instrumentos técnicos.


Constata-se que as bases Acadêmicas nos ​municíou com um arcabouço suficiente para ​compreender a profissão mas que a sua ​inserção nos diferentes espaços e políticas ​precisa de uma busca constante de atualização ​por parte dos profissionais.

Mesmo porque a dinâmica da sociedade é ​intensa e em permanente reinvenção, com seus ​conflitos e relações em constante mutação.

Por isso é tão contributivo cursos que auxiliem ​os estudantes de Serviço Social e os Assistentes ​Sociais na construção dessas mediações.



Professora Claudia Tenório

Golden frame rectangle on transparent background

Comunidade

O que o Assistente Social faz!